ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
anel de noivado

Como fazer o pedido de casamento no Réveillon ser perfeito?

Vai fazer um pedido de casamento no Réveillon? Veja todas as dicas para criar uma experiência incrível para o seu amor.

Que tal começar o ano de 2024 mudando o status de “namorado (a)” para “noivo (a)”? O Ano Novo é uma das datas queridinhas dos casais para o pedido de noivado. No entanto, fazer o pedido de casamento no Réveillon demanda alguns cuidados especiais para que seja perfeito.

anel de noivado
Fazer o pedido de casamento nas festas de final de ano marcará o momento para sempre! Foto: Pexels

Confira abaixo as dicas para planejar todos os detalhes.

banner app Lejour

Principais dúvidas sobre pedido de casamento

Qual melhor dia para pedir em casamento?

Muitas pessoas gostam de utilizar datas especiais para pedir em casamento – festas de final de ano, Dia dos Namorados, aniversário ou a data de início de namoro. Ainda, pode ser feito em momentos especiais como uma viagem ou então durante a formatura de um dos noivos. No entanto, não há uma regra para isso – assim que o casal se sentir preparado para enfrentar a vida a dois, é possível fazer o pedido.

Quando é feito o pedido de casamento?

Sobretudo, não existe um momento específico ou uma data ideal. No entanto, o pedido de casamento deve ser feito quando o casal já tem conversas prévias sobre o assunto e fazem planos de um futuro juntos. Da mesma forma, é importante que o casal esteja preparado financeiramente para sair da casa dos pais e manter uma vida a dois.

O que falar na hora do pedido de casamento?

Primordialmente, a pessoa que está fazendo o pedido deve falar sobre os seus sentimentos com relação ao amado (a), podendo também relembrar um pouco da história dos dois. Vale sempre destacar o quanto esta relação é importante também. Além disso, ele (a) pode mencionar os planos para o futuro e como vê a relação daqui pra frente. Acima de tudo, é importante que seja algo personalizado e que demonstre todo o amor que você sente pela outra pessoa.  

Como fazer um pedido de casamento inesquecível?

Em primeiro lugar, é preciso pensar naquilo que faz sentido para o casal. Ao pensar em fazer um pedido de casamento, é importante imaginar como a outra pessoa gostaria de ser pedida – Tem algum lugar que é especial para ela (ou para vocês)? Tem alguma data que traria significado especial para o noivado? Tem algum hobbie, música ou algo do gosto pessoal que poderia ser incorporado ao pedido? Algum prato favorito que daria um toque especial à ocasião? Enfim, é sobre construir uma experiência que leve em conta os gostos pessoais do casal (ou da pessoa que será pedida) e traga significado para o momento.

Festas de fim de ano: as queridinhas dos pedidos de casamento

De acordo com Bruna Brito Moreira, CEO da empresa “O Pedido”, as épocas que mais ocorrem pedidos de casamento são: Dia dos Namorados, Natal e Réveillon.

“Realmente são as datas em que ocorrem muitos pedidos de casamento. As pessoas gostam de aproveitar essa época festiva para isso”, afirma Bruna.

celebração em família para o pedido de casamento
Época de celebração em família, porque não aproveitar para o grande pedido? Foto: Freepik

Para a cerimonialista Darlene Medeiros, as festas de final de ano como um todo são um período que muitos pedidos de casamento acontecem.

“Isso porque é um período em que as famílias e os amigos se reúnem para estarem juntos nessas celebrações, facilitando assim uma esfera propícia para um pedido de casamento”, explica.

Vale a pena fazer pedido de casamento no Réveillon?

Na opinião de Bruna, não é o melhor momento, a não ser que você tenha uma estrutura para fazer este pedido. O primeiro motivo, segundo ela, é que nesta época do ano, os pedidos vão ser de 30% a 50% mais caros.

“Sobretudo, isso acontece porque costuma ser um dia de folga – em especial para o mercado de eventos românticos. Então, se a pessoa quer um fotógrafo para registrar, um decorador, um buffet ou qualquer tipo de serviço, ele vai ser inflacionado pela data”, pontua Bruna.

pedido de casamento no réveillon
Pedido com emoção no Ano Novo. Foto: Unsplash

Em segundo lugar, vem a dificuldade de encontrar locais bacanas para fazer este pedido.

“O pedido de casamento, em sua maioria, ele é algo íntimo – normalmente é somente o casal ou com a presença de alguns familiares. São poucas pessoas que querem fazer em público, no meio de uma multidão. Existe esse perfil, mas é muito menos do que alguém que quer fazer algo privado. Com isso, a gente não consegue, por exemplo, um lugar privado num restaurante nessa época – normalmente ele terá festas de final de ano. O mesmo acontece com os hotéis. A maior parte dos locais terão estas comemorações típicas do Réveillon. Portanto, será mais difícil de conseguir um lugar exclusivo, como normalmente fazemos”, destaca Bruna.

Pedido de casamento em festas grande de Réveillon: perfeito ou roubada?

Muita gente quer usar o Réveillon por conta dos fogos na praia. Até porque é muito comum aqui no Brasil passarmos o final de ano na praia. Ou então, há também aqueles que escolhem lugares em públicos como a Times Square, em Nova York, ou a Avenida Paulista, em São Paulo.

Se você quiser fazer um pedido no meio de uma muvuca, de uma multidão, você pode fazer. Mas não tem a menor possibilidade de fazermos algo legal no meio da Paulista, em Copacabana ou qualquer local que esteja cheio de pessoas. Em primeiro lugar, porque não é seguro – muitas vezes os noivos escolhem uma peça com diamante. Além da joia, é um momento em que costuma ter os equipamentos de fotografia. Infelizmente, isso não é seguro aqui no Brasil”, reflete Bruna.

local do pedido de casamento
A escolha do local para o pedido é fundamental. Foto: Unsplash

Para Darlene, pode ser uma furada, uma vez que as festas de Réveillon nas praias são muito lotadas – vai ser difícil falar e ser ouvido.

“Eu sugiro fazer o pedido antes num ambiente mais tranquilo, com as pessoas que são importantes e promover um ambiente mais acolhedor para esse momento. Depois podem ir para a praia celebrar, mas é um segundo momento em que já é mais fácil extravasar a emoção”, sugere.

Pedidos de casamento no Réveillon: veja cuidados

Confira todos os cuidados antes do pedido mais importante da sua vida!

1. Planeje com antecedência

Primeiramente, é preciso planejar com antecedência.

planejamento do pedido de casamento
Planejar o pedido é fundamental. Foto: Freepik

“Se você quer fazer no Réveillon, é preciso planejar antes. Não adianta decidir de última hora e querer planejar tudo dois ou três dias antes, porque você não vai encontrar nada e nem ninguém que vai poder ajudá-lo (a). Normalmente, a semana entre Natal e Réveillon é de recesso para todo o mercado de eventos. Muitas vezes, a partir do Natal, não tem nem mais atendimento. Portanto, é preciso organizar tudo com antecedência”, alerta Bruna.

2. Pense no que a outra pessoa realmente quer

Além disso, é preciso refletir sobre o que é importante naquele momento e entender realmente como a outra pessoa gostaria de ser pedida em casamento.

“É importante fazer com os fogos de fundo, mas com a muvuca de gente? Ou é melhor fazer num outro momento mais íntimo, só com vocês dois, onde você vai poder preparar algo mais especial? Sobretudo, tem que pensar na pessoa que vai receber a surpresa. Não é o que você acha que vai ser legal. É o que ela sonha em receber e o que ela cria de expectativa para este momento”, pondera Bruna.

3. Estude bem o local

Por fim, é preciso ter cuidado também com lugares desconhecidos.

“É o caso, por exemplo, de pessoas que resolvem pedir em casamento na Times Square. As pessoas têm a expectativa de que vai ser lindo, igual acontece nos filmes. No entanto, nem todo mundo lembra que é extremamente frio nesse período do ano, tem a muvuca, tem que ficar esperando durante horas para pegar um lugar e não tem uma infraestrutura de apoio. A expectativa que a gente tem a partir de filmes ou fotos é uma coisa, mas a realidade é diferente. Portanto, se é um lugar que você nunca passou o Ano Novo, o ideal é pesquisar bastante sobre o Réveillon neste local para entender realmente se é adequado e se funciona conforme o que você espera”, sugere Bruna.

banner site casamento 2

Como criar uma experiência incrível de pedido de casamento no Réveillon?

Separamos algumas dicas que irão criar uma experiência incrível em seu pedido de casamento!

Pedido de casamento de frente pro mar

Antes de mais nada, se possível, uma alternativa é fazer o pedido na casa de praia dos noivos – principalmente se eles possuem uma casa com uma vista legal ou pé na areia.

Pedido de casamento de frente pro mar
Pedido de casamento de frente pro mar, que tal? Foto: Freepik

“Nesses casos, eles podem fazer algo no jardim ou em um ambiente privado, sem a presença de desconhecidos. Aí sim eu recomendo fazer. Ou então alugar um barco para ver os fogos, que também é uma opção privativa”, indica.

Pedido de casamento em casa

Outra alternativa é na própria casa da pessoa.

pedido de casamento em casa
Pedido de casamento em casa é uma opção intimista. Foto: Freepik

“Mesmo que não seja na praia, é possível ter a presença da família e de amigos. Se houver estas particularidades de lugares onde conseguimos montar algo legal, eu recomendo”, destaca Bruna.

Pedido de casamento simples e criativo

Para Darlene, não existe um protocolo para fazer um pedido de casamento.

Pedido de casamento simples e criativo
Não importa o quanto gastou no pedido, e sim a inteção e a criatividade. Foto: Freepik

“O importante é ter as alianças (óbvio né?) e fazer um brinde por essa nova etapa. Sugiro ter um cuidado com as bebidas e as taças para um brinde especial”, afirma.

Texto pedido de casamento

Caso o noivo ou a noiva queiram dizer algumas palavras um para o outro, ou até mesmo para falar aos convidados sobre a importância desse momento e da presença deles, a dica de Darlene é escrever antes e ter com você para ler na hora.

“É tanta emoção que pode dar branco ou simplesmente acontecer de se perder nas palavras. Por isso, é melhor ter onde se apegar”, recomenda a cerimonialista.

Decoração para pedido de casamento no Réveillon

Outra coisa que combina muito com o Réveillon é o uso de decorações prateadas combinando com o branco.

Decoração para pedido de casamento no Réveillon
A decoração do Ano Novo combina com a ocasião do pedido de casamento. Foto: Freepik

“Na nossa cultura, o branco representa Réveillon. Então, é comum usarmos branco, prateado e cores neutras para um noivado nesta época”, comenta Bruna.

Darlene, por sua vez, sugere apostar em cores como prata, dourado e branco, que é o clássico que nunca sairá de moda.

“Pensar em itens para uma mesa posta que esteja alinhada a proposta do momento também é uma boa pedida. E, por último, usar varal de luzes ou as luzes de fada para promover um ambiente acolhedor penso ser estratégico também”, conclui.

Usar velas também é bacana, pois deixa o ambiente muito romântico, segundo Bruna. Para as flores, a CEO de O Pedido recomenda o uso de rosas, já que ela traz romantismo ao momento.

“Tudo isso deve vir acompanhado de outros elementos como uma mesa posta bonita, um jantar e uma boa bebida. Especialmente o espumante, que tem tudo a ver com Réveillon e com casamento como celebração”, indica. Outro elemento que pode ser usado são os balões na cor prateada.

Fogos indoor

Muita gente gosta da questão dos fogos no Réveillon. Para obter esse efeito em casa ou em algum local de sua preferência, Bruna recomenda o uso de fogos indoor.

fogos indoor para pedido de casamento
Fogos indoor são uma boa opção. Foto: Freepik

“É um efeito luminoso, como se fosse um sparkle, só que pode ser usado em ambientes internos. Ele é um equipamento que você pode até passar a mão e não tem risco de pegar fogo. Você pode utilizá-lo dentro de casa ou em um jardim, por exemplo. É um item de fácil manuseio e instalação. Se você tiver toda a orientação, você não precisa de uma equipe para acioná-lo. E, com ele, temos o efeito de fogos que muitas vezes as pessoas buscam para esse momento. Fica uma coisa bonita, mas você não depende dos fogos de uma praia, por exemplo”, sugere Bruna.

banner lejour Fastshop
Sobre a Lejour

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 90 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop. 

Leia também:

Pedido de casamento Marcella Rica e Vitória Strada: tudo o que você precisa saber! 

Lorenza Pozza & Luca Latorre | O pedido de casamento

Como organizar um pedido de casamento

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
casamento

Tendências de Casamento: Inovações para um grande dia inesquecível

casamento

Casamento Indiano Bilionário: Anant Ambani e Radhika Merchant

casamento

Tendências de 2024 para sua lista de presentes

casamento

6 erros comuns ao criar a lista de presentes e como evitá-los

casamento

Tendências de Casamento: Inovações para um grande dia inesquecível

casamento

Casamento Indiano Bilionário: Anant Ambani e Radhika Merchant