Categorias
Search
Close this search box.
decoração

Decoração de casamento ao ar livre: tendências e inspirações

Escolhendo o local para o seu grande dia? Confira o que está em alta para a decoração de casamento ao ar livre em 2024.

Escolhendo o local para o seu grande dia? Confira o que está em alta para a decoração de casamento ao ar livre em 2024

decoração de casamento a céu aberto
Decoração de casamento: responsável por encantar os convidados! Foto: Freepik.

A decoração de um casamento é um dos itens responsáveis por encantar os convidados logo na chegada. E por isso, a fase de decidir como será a decoração de seu casamento pode ser muito divertida – mas também bastante angustiante para casais mais indecisos. Para ajudar você e seu amor nesta tarefa, preparamos um dossiê com várias dicas do que considerar na sua decoração de casamento ao ar livre. E também as tendências e inspirações do Pinterest para 2024. 

Principais dúvidas sobre decoração de casamento ao ar livre

Como planejar um casamento ao ar livre?

Antes de mais nada, para planejar um casamento ao ar livre os noivos precisam se atentar a:
1. Escolha da data e local;
2. Definação do orçamento;
3. Escolha do melhor horário de acordo com condições climáticas;
4. Definação da sua lista de convidados;
5. Seguir o Checklist Lejour para o passo a passo.

Como se vestir para um casamento de dia no sítio?

As dicas para casamento realizado à tarde ao ar livre são boas apostas também para um casamento de dia no sítio. Roupas leves e com tons mais claros trazem uma atmosfera mais casual, ideal para compor com o ambiente escolhido. Antes de escolher o seu traje, sempre verifique se existe um dress code específico indicado no convite, pois muitos noivos costumam oferecer direcionamento sobre o que usar para os convidados. E por fim, considere levar um chapéu ou óculos de sol elegantes para se proteger do sol, devido ao horário e local do casamento.

Procurando inspiração para decidir o vestido ou terno para casamento à tarde? Que tal conferir essa história do casal Francine e Gil, que realizaram um Casamento moderno ao ar livre.

Dicas para a decoração ao ar livre perfeita!

Roberta Gouvea, designer de interiores pela Escola Panamericana de Artes com especialização na Escola de Arquitetura de Barcelona, revela que a maior tendência de decoração para 2024 está na flora brasileira.

“Uma das maiores tendências no segmento de casamento é exaltar a flora brasileira e a utilização de muito verde. O natural é a maior tendência no nosso segmento”, afirma.

A natureza, aliás, também está em alta nas referências do Pinterest. Uma rápida busca nessa rede social permite verificar a forte presença do verde natureza na decoração, entre as referências de maior acesso.

Por isso, Roberta conta que a leveza é palavra-chave para 2024, com a utilização de itens na cor branca intercalando com muito verde e itens plantados. Tendências mais contemporâneas também estão em alta, para exaltar a beleza da decoração de casamento ao ar livre sem exageros.

Leia também: Decoração de casamento no campo | Saiba como escolher

“A gente costuma dizer que a mesa de doces apareceu! Não mais aquela coisa que você não consegue descobrir onde está os doces e onde está a mesa, né? Então isso é tendência muito grande, principalmente quando você está falando em cenários naturais, como fazenda e praia”, aponta.  

Outra dica valiosa é apostar nas texturas.

“Sobretudo nas texturas naturais, como bambu, sisal e madeira. Se a gente for trabalhar com metal, ele sempre mais pro envelhecido. A gente não vê mais a utilização de cobre brilhante, por exemplo, principalmente quando a gente está falando num casamento ao ar livre”, revela a designer de interiores.

O que é necessário para decoração de casamento?

A designer de interiores Roberta Gouvea explica que o principal critério do casal ao escolher uma decoradora para seu casamento tem de ser a conexão.

conexão casal e decorador
A conexão entre o casal e o decorador é fundamental. Foto: Freepik.

“É a mesma reflexão que faria para escolher um arquiteto ou uma construtora para construir uma casa. O casal vai decorar para passar muito tempo dentro dela, então precisa fazer sentido. A decoração de casamento é a mesma coisa, precisa se conectar com eles”.

Para isso, ela recomenda conversar com a decoradora, entender quem é a mente criadora responsável por desenhar o projeto.

“É muito importante se conectar com os valores que as pessoas que têm, os mesmos princípios, as mesmas filosofias, essa conexão do ser e do viver”, explica Roberta.

O profissional de decoração precisa entender o sentimento dos noivos, o modo de viver do casal, seus valores, gostos e costumes.

Além disso, lembre-se de avaliar tempo de mercado e se o decorador ou decoradora realmente é especializado(a) naquela área.

“É muito diferente você contratar uma decoradora com especialização na praia e campo de uma decoradora especializada em fazer casamentos em locais fechados em São Paulo”, exemplifica a designer de interiores.

Por fim, envolva a assessoria do casamento já nesse momento, pois ela será responsável por cuidar da parte burocrática e técnica da cerimônia. Assim o casal consegue curtir muito mais a escolha da decoração de uma maneira tranquila.

Decoração de casamento simples e elegante

Roberta observa que 2023 foi o ano em que o colorido apareceu muito forte.

“Até como uma questão de celebrar a vida, essa coisa da alegria, do celebrar novamente, né? Por conta disso, a gente usou um volume de festas coloridas muito grande. Por sua vez, a aposta de 2024 é em um ano mais leve, mais fluído, trabalhar uma decoração sempre mais botânica”, pontua.

Uma opção interessante para quem vai casar ao ar livre é utilizar a natureza como pano de fundo do casamento. A dica nesse caso é proporcionar uma integração com o espaço.

“Com uma conexão muito forte com a natureza e sem grandes exageros”, sintetiza Roberta.

Como fazer um casamento simples e barato ao ar livre?

A escolha do local é muito importante para quem busca realizar uma linda cerimônia ao ar livre, sem pesar no bolso. Muitas vezes um local em meio à natureza ou campo permite fazer composições mais naturais e pode acarretar em economia nos itens de decoração. Outras opções nessa linha são os locais públicos, como praças, praias e parques.

A seguir, confira outras duas dicas simples para quem busca economizar.

  • Primeiro, aproveite a luz do sol ou a iluminação natural para criar um ambiente acolhedor e bonito;
  • Segundo, opte por flores da estação, que geralmente são mais baratas e estão disponíveis em abundância.

Leia também: Decoração de casamento simples e elegante | Inspirações para fazer a sua

Decoração de casamento ao ar livre

O verde e branco também tem sido forte tendência na decoração para o altar. No Pinterest é possível verificar diversas inspirações nessa paleta. Ela está presente desde tapetes e passadeiras aos românticos pórticos e arcos. E também pode ser uma boa aposta para tecidos de decoração como tule, organza ou cetim. Eles são usados para decorar os bancos, pilares ou o altar, adicionando um toque de elegância ao casamento ao ar livre.

paleta de cores verde e branco

E claro, aposte nos arranjos florais. Flores são elementos-chaves na decoração. Você pode optar por flores frescas ou mesmo arranjos de flores artificiais, dependendo do orçamento e preferências.

Para finalizar, que tal considerar um caminho de Pétalas? Elas podem compor o corredor central ou até mesmo serem simuladas com tecido. As pétalas podem ser lançadas no casal ao final da cerimônia, o que cria um momento muito alegre e que proporciona lindas fotos.

Leia também: Decoração de casamento com velas | Saiba como fazer

Aluguel de decoração de casamento

Dica final: lembre-se de que muitos itens podem ser alugados especificamente para o dia. O profissional de decoração que você escolher para a data certamente terá fornecedores de confiança para compor a melhor opção que se adeque ao sonho do casal. Aparadores, mesas de doces e mesmo itens como cadeiras e mesas podem ser locados caso o local escolhido não forneça esses itens.

Como fazer decoração de casamento sem gastar muito?

Procurando uma opção de decoração que caiba em um orçamento mais enxuto? A decoração de casamento rústica pode ser uma opção ideal. Ela combina elementos naturais, materiais orgânicos e toques vintage para criar uma atmosfera acolhedora e romântica.

Se seu sonho e de seu par é trazer uma atmosfera mais rústica para o grande dia, aposte na paleta de cores suaves e naturais. Tons terrosos (marrom, bege, verde musgo), branco, nude e tons pastéis são ótimos para criar uma sensação acolhedora.

Use flores do campo, suculentas, folhagens e flores silvestres para buquês, arranjos de mesa e decoração em geral. Lembre-se que os arranjos podem ser feitos em potes de vidro, jarras, latas ou vasos rústicos. Muitos desses elementos podem, inclusive, ser feitos ou decorados pelos próprios noivos, criando uma decoração ainda mais pessoal e em conta.

E mais: experimente intercalá-los com velas, lanternas ou até mesmo pequenos candelabros de madeira. Esses itens ajudarão a criar um clima ainda mais intimista e romântico.

Para finalizar, aposte nos móveis rústicos, com mesas e cadeiras de madeira ou madeira de demolição. Você pode experimentar misturar diferentes estilos de cadeiras para um visual mais descontraído.

O que usar em casamento à tarde ao ar livre?

Para um casamento à tarde ao ar livre, você pode optar por um traje que seja elegante, porém mais leve e informal. Homens podem apostar nos tons mais claros – como cinza claro, azul claro ou bege. Outra boa escolha é utilizar um blazer de cor mais clara com calças de tons complementares.

Camisa social de cores claras e padrões mais discretos também são clássicos que jamais saem de moda, em cores como branco, azul claro ou rosa claro. Dica extra: Evite sapatos muito formais, como oxford preto, e opte por sapatos mais casuais, como mocassins ou sapatos derby. Sapatos de couro em tons de marrom ou preto são ideais.

Já as mulheres podem compor um conjunto de saia e blusa ou apostar nos vestidos leves e fluidos. Cores suaves, estampas florais ou padrões delicados também são excelentes escolhas. Opte por calçados confortáveis, como sandálias elegantes ou sapatos de salto médio. Evite saltos muito altos se o casamento for ao ar livre, para não afundar na grama, por exemplo.

Penteados mais naturais e maquiagem leve são apropriados para um casamento ao ar livre durante a tarde. E por fim, acessórios delicados, como brincos, colares ou pulseiras, podem complementar o visual.

Sobre a Lejour

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 80 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop. 

Veja também:

Lorenza Pozza & Luca Latorre | O pedido de casamento

Concierge para lista de casamento Fast Shop: conheça o atendimento personalizado para noivos

Site de casamento | 20 inspirações de texto para colocar no seu

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.