Espaços para Casamento no Campo: conheça os melhores

Antes de mais nada, confira a seleção de espaços para casamento no campo que fizemos para ajudá-los a escolher o melhor!

Antes de mais nada, confira a seleção de espaços para casamento no campo que fizemos para ajudá-los a escolher o melhor!

Casal casamento no campo
Casamento no campo está em alta! Foto: Freepik.

Fazer um casamento ao ar livre é uma forma encantadora de celebrar o grande dia. O contato com a natureza, as paisagens incríveis e um cenário maravilhoso para fotos certamente garantem uma festa inesquecível. Além disso, em tempos de pandemia, uma comemoração ao ar livre é uma opção mais segura para os noivos e convidados.

Quer saber quais são os melhores lugares para casar no campo em São Paulo? Confira nossas dicas!

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre casamento no campo

Quanto custa um casamento no campo em SP?

Quer saber o preço  de um casamento ao ar livre no Estado de São Paulo? A ferramenta Calculadora do Casamento Lejour oferece informações sobre os custos a respeito de todos os serviços e permite que os noivos saibam quanto irão gastar ao contratar os fornecedores.

Como se casar no campo?

Em primeiro lugar, é preciso contratar uma assessoria que entenda bem de casamentos ao ar livre. Assim também, a escolha do local é de extrema importância para o sucesso da festa. Na decoração, vale investir em algo que vá mais para a linha do rústico chic, boho, Garden ou romântico. Quem faz casamento ao ar livre também deve ter um plano B para o caso de chuva.

Por que casar no campo?

Fazer um casamento o campo proporciona uma experiência única aos casais.  É uma forma de estar em contato com a natureza e ter cenários incríveis para o grande dia. Além disso, alguns noivos escolhem se casar em espaços que já contam com hospedagem para os convidados, o que permite uma experiência de destination wedding, já que passarão um final de semana inteiro juntos.
Finalmente, neste momento de pandemia, o casamento no campo pode ser uma boa alternativa, uma vez que ao ar livre é possível manter maior distanciamento social, além de ser um ambiente mais seguro.

Qual é o melhor mês para se casar no campo?

Janeiro, Fevereiro e Dezembro costumam ser meses muito chuvosos. O melhor é optar por Março, Abril, Maio, Setembro, Outubro e Novembro.
Para quem não se importa tanto com o frio, em Junho, Julho e Agosto também é possível casar no campo.

Clique e confira os espaços mais lindos para casamento no campo.

Como escolher o espaço para casamento no campo?

Veja algumas dicas para escolher o local ideal

1. Conexão com o espaço

Em primeiro lugar, o casal tem que se identificar com o espaço, enxergar o seu casamento ali.

Casal escolhendo espaço para casamento no campo
Conexão do casal e espaço é fundamental. Foto: Freepik.

“Primordialmente, nós acreditamos que isso faz toda diferença na hora que o casal vê a sua festa pronta, tudo como imaginaram”, pontua Fernanda Bicudo, da Fazenda Paraizo.

Juliana Branco Gonçalves Fernandes, gestora do Sítio Florentino, complementa:

“Eles devem se conectar com a proposta pro evento, isto é, eles devem se imaginar se casando ali”.

2. Verificar se é uma empresa idônea

De acordo com Juliana, é muito comum que os casais hoje busquem referências e avaliações sobre o local do casamento e demais fornecedores.

“Antes de tudo, os clientes procuram saber se é uma empresa idônea, procuram avaliações e depoimentos no Google. Além disso, acompanham pelas redes sociais para saber se é uma empresa ativa”, indica Juliana.

3. Capacidade do lugar

Acima de tudo, é importante observar se o espaço comporta a quantidade de convidados, seja para festas grandes ou para festas pequenas.

Capacidade do espaço para casamento
Casais devem observar se o local comporta todos os convidados. Foto: Freepik.

“Às vezes tem espaços com estruturas gigantescas que não se adaptam muito bem a um micro wedding, por exemplo”, afirma Fernanda.

4. Hospedagem x distância

Frequentemente, os locais para casamento no campo são distantes dos centros urbanos. Para a segurança e comodidade dos convidados – muitas vezes as pessoas bebem bastante durante a festa e fica complicado voltar dirigindo para casa.

Hospedagem convidados casamento no campo
Se preocupar com a hospedagem dos convidados é fundamental. Foto: Freepik.

Portanto, Fernanda e Juliana indicam avaliar se o espaço conta com hospedagem ou se há locais próximos que oferecem esta opção.

“De antemão, escolher uma opção no campo que permita aos convidados ir e vir no mesmo dia é super importante. Da mesma forma, escolher um espaço com opções de hotéis próximos também é uma boa alternativa assim o convidado fica à vontade para escolher dormir na cidade ou voltar para casa no final da festa”, opina Fernanda.

Igualmente, os noivos podem optar por fazer como em um destination wedding – especialmente para quem tem muitos convidados que vêm de fora.

“Nesse sentido, eles podem aproveitar o final de semana todo juntos”, aponta Juliana.

5. Infraestrutura

Sobretudo, é importante que o casal invista em espaços que tenham uma estrutura de cozinha e até um belo jardim.

“Isso facilita toda a realização da festa independente do clima de sol ou chuva e, simultaneamente, o casal não precisa investir horrores em decoração e ainda sim ter o local todo florido”, declara Fernanda.

Estrutura para casamento no campo
Conferir todas as opções de estrutura do espaço é fundamental. Foto: Freepik.

Sob o mesmo ponto de vista, é bom observar se tem estacionamento de fácil acesso, estrutura de cozinha, equipe de limpeza, utensílios para banheiro como papel e sabonete, estrutura para plano B (caso chova), espaço para noiva se arrumar no local, gerador, hotéis próximos e até um suporte do espaço para ajudar com indicações e sugestões que possam surgir até o dia da festa.

“Em outras palavras, esses são alguns exemplos que nem sempre os casais lembram de observar e que ajudam muito na organização da festa”, comenta Fernanda.

6. Versatilidade do espaço: plano A, B, C…

Quem escolhe se casar ao ar livre deve estar preparado para todos os tipos de clima. Consequentemente,  é fundamental  ter uma (ou mais) opção de plano b.

“Aqui no Sítio Florentino, temos um espaço bastante versátil, onde os noivos podem escolher três opções de celebração: uma Capela, a piscina coberta e uma área aberta embaixo de uma árvore. Para a recepção, os noivos podem usar o salão ou fazer a festa na área coberta da piscina”, exemplifica Juliana.

7. Forma de pagamento

Por fim, é sempre bom entender a forma de pagamento e avaliar se é compatível com o orçamento dos noivos.

Atente-se às formas de pagamento. Foto: Freepik.

“Como forma de segurança para os clientes, em nosso espaço é preciso dar uma entrada de 30% para garantir a data e o restante pode ser pago até 20 dias do casamento”, explica Juliana.

Casamento no campo na pandemia

Durante a pandemia, tudo mudou no mundo dos casamentos. Sendo assim, uma das possibilidades que o Sítio Florentino incluiu foi o tour virtual no site.

“Por um bom tempo, conseguimos fechar contratos desta forma – com reuniões online e vídeos disponibilizados que mostravam todo o espaço. Depois, quando liberou, eles vinham visitar”, conta Juliana.

Casamento na pandemia
Os cuidados são fundamentais. Foto: Freepik.

Agora, nos dias de eventos, é comum ter uma série de cuidados:

  • Aferição de temperatura;
  • Uso obrigatório de máscaras;
  • Álcool em gel ou álcool líquido 70/ máquina de higienização automática;
  • Muitos casais têm evitado ambientes muito fechados e com ar condicionado – a preferência é por espaços mais arejados.

Por outro lado, a procura têm sido grande e muitos fornecedores estão com as agendas lotadas para 2022 – com isso, é preciso se planejar com antecedência.

“Com os adiamentos da pandemia, além das remarcações, os espaços também estão sem datas. Só 2023 pra frente”, relata Juliana.

Dicas gerais para casamento no campo

Proteção para convidados

Do mesmo modo que acontece em outros casamentos, a preocupação com o conforto dos convidados é essencial. Logo, ao casar no campo, a dica de Juliana é tomar cuidado com o horário escolhido – um casamento ao meio-dia pode gerar bastante desconforto às pessoas, por exemplo.

De maneira idêntica, os mosquitos podem ser convidados indesejados – por isso, para evita-los, os noivos podem oferecer repelentes às pessoas.

Lembrancinhas casamento Cadô Presentes
Clique aqui para conferir as lembrancinhas para os convidados!

Igualmente, outra questão que deve ser reforçada pelo convite, segundo Juliana, é com relação aos trajes – especialmente o salto fino.

“Os noivos ou a assessoria devem orientar os convidados de alguma forma para que não venham com salto fino, para evitar estragar o sapato ao pisar na grama”, lembra.

banner checklist da noiva

Horário para casamento no campo

Antes de mais nada, o final de tarde é o horário queridinho dos noivos – e também dos fotógrafos! – para casamento no campo. Em suma: a luz deste horário costuma ser incrível e ter um tom dourado que deixa as fotos incríveis – tanto, que foi apelidada por fotógrafos de Golden Hour.

Fazenda Vassoural
Pôr do sol na Fazenda Vassoural.

De acordo com Juliana, a orientação do Sítio Florentino é colocar 16h no convite e iniciar a cerimônia às 16h30.

“Às 17h30 ele se põe em meio a uma árvore linda que temos aqui. Como resultado, ainda dá tempo de o casal fazer as fotos no ambiente externo. Dessa forma, eles têm dois cenários de fotos – diurno e noturno. Por outro lado, não indicamos fazer o casamento pela manhã, pois passa muito rápido. Igualmente, ao meio dia pode ser bastante inconveniente para os convidados por conta do sol. Portanto, o casamento no final de tarde é a preferência dos noivos e eles fazem a cerimônia seguida de um jantar ”, aconselha.

Casamento no campo: vestido

Primordialmente, em casamentos no campo, as noivas costumam optar por vestidos mais românticos, leves e fluídos. Sobretudo, os modelos sereia ou evasê são muito usados. Além disso, há o uso de rendas e tecidos leves.

Esposar vestido de noiva casamento no campo
Vestido de noiva leve e clean para o campo. Loja: Esposar.

Melhores lugares para casar no campo em SP

Vai fazer um casamento no campo? Conheça os fornecedores Lejour. Veja locais para deixar seus convidados boquiabertos.

Fazenda histórica para casamento em Itu

Primeiramente, esta fazenda histórica do séc. XVII oferece toda estrutura para casamentos rústicos. Sendo assim, o local é perfeito para recepções em meio à natureza, com ambientes exclusivos para cerimônia ao ar livre ou no plano B e ainda conta com salão coberto.

Fazenda Paraizo Itu
Gostou deste espaço? Clique aqui para saber quanto custa!

Sítio para casamento em Mairiporã

Um espaço encantador com muita natureza,  conforto e hospitalidade para a recepção dos convidados. A casa conta com belíssima capela única para ato ecumênico para uma cerimônia inesquecível ao mesmo tempo em que oferece hospedagem pós-evento.

Sítio Florentino casamento no campo
Que tal casar neste espaço? Clique aqui para conhecer!

Sítio em Atibaia

Definitivamente, este sítio em Atibaia tem ótimo custo benefício com possibilidade de festa ao ar livre. Logo, é perfeito para quem sonha com uma cerimônia ao pôr do sol em frente a um lindo lago.  Sob o mesmo ponto de vista, oferece ambiente romântico e acolhedor. 

Sítio Magnólia para casamento no campo
Que tal casar neste lindo espaço? Clique aqui para falar com o fornecedor!

Espaço para casamento ao ar livre em Itapecerica da Serra

Sobretudo, é um espaço com excelente localização e custo benefício. Oferece área decorada com muito verde, piscina iluminada, passarela e portal de entrada. Enfim, possui local exclusivo para cerimônia e estrutura completa de som e iluminação.

Espaço Pais e Filhos
Conheça pessoalmente este espaço. Clique aqui para agendar!

Casamento no campo simples e barato

Quer um local com locação até R$ 10 mil? Veja  opções:

Espaço para casamento ao ar livre com lago

Espaço ideal para realizar cerimônias ao ar livre, com fundo de um lindo lago e bosque. com estilo rústico e aconchegante. Assim também conta com jardins e lagos com cascatas. Portanto, é o espaço ideal para  realizar o seu grande sonho sem preocupações.

Espaço San Diego
Confira a estrutura deste espaço para casamento no campo. Clique aqui!

Espaço para mini wedding em Nazaré Paulista

Espaço de casamento e mini wedding localizado em Nazaré Paulista com várias opções para cerimônia ao ar livre. Em outras palavras, permite fazer a celebração no gramado, no bosque ou com vista para o lago.  

Sítio Vale da Colina
Conheça este espaço e saiba quanto custa casar aqui!

Lugares inusitados para casar em SP

Procura um lugar único para seu casamento? Veja opções:

Espaço para casamentos originais no campo

Primeiramente, o espaço oferece três ambientes para seu casamento: a casa Rústica, o salão Principal e o Celeiro. Dessa forma, é um local perfeito para cerimônias íntimas, picnics, coquetéis e festas pra ver o sol nascer. Além disso, trabalham com hospedagem para convidados.

Casa Ventura
Solicite uma cotação nestes espaço de casamento no campo. Clique aqui!

Vila italiana em Sorocaba

Acima de tudo, esta é uma Vila italiana encantadora próxima a Sorocaba que conta com uma linda figueira centenária para cerimônia ao ar livre ou opção coberta na capela cristal.  Portanto, é ideal para casais que buscam um espaço diferente, romântico e com belas paisagens.

Villa Asolo para casamento
Veja mais detalhes deste espaço para casamento no campo clicando aqui!

Espaço para casamento em Itu

Antes de mais nada, espaço situado em Itu, conta com infra estrutura perfeita para casamento ao ar livre com salão coberto e climatizado. Por outro lado, a cerimônia pode ser realizada em frente ao lago, que conta com um lindo coreto para fotos dos noivos. 

Espaço Lago Esmeralda
Quer saber quanto custa casar aqui? Clique e descubra!

Espaço contemporâneo-moderno

O espaço no campo oferece salão amplo com vista para natureza e várias opções de cerimônia ao ar livre ao mesmo tempo em que conta com hospedagem para eventos que durem o final de semana. Por fim, ainda tem área externa com piscina e gazebo.

Fazenda Felicitá
Conheça esta fazenda, clique aqui!
Sobre a Lejour

Acima de tudo, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento. Em suma, nossas ferramentas são indicadas para definir o orçamento, encontrar fornecedores de confiança e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.

Em outras palavras, nós deixamos sua jornada até ao altar muito mais prática! Converse com o time de especialistas.

banner painel Lejour

Leia também:

Casamento no campo: 7 dicas para organizar

Decoração de casamento no campo | Tendências de estilo

Mini wedding no campo: como organizar?

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados