O que faz um celebrante de casamento

A função do celebrante de casamento ainda pode gerar confusão em alguns casais

4 Fotos

O celebrante de casamento é o profissional que conduz as etapas da cerimônia de união. Ele tem a missão de prender a atenção dos convidados, abordando os sentimentos e as particularidades do casal de noivos.

Isto porque, diferentemente de um juiz de paz ou celebrante religioso, este profissional não possui autoridade para legalizar o casamento, mas conta com outros benefícios, como realizar cerimônias mais leves e personalizadas.

A função do celebrante de casamento ainda pode gerar confusão em alguns casais. Para responder às dúvidas, consultamos os celebrantes de casamento Ilana Reznik, da empresa Casamento Colorido, e Ricardo Rehder, de São Paulo.

Leia também:

Como escolher a assessoria de casamento

Como funciona a licença-casamento

Noivas contam: Como escolheram a assessoria do casamento

O que faz o celebrante de casamento?

Assim como um padre ou pastor, o celebrante atua na celebração da cerimônia de casamento, conduzindo o evento e marcando a união dos noivos, porém sem o efeito religioso.

celebrante de casamento
Ilana Reznik, celebrante da empresa Casamento Colorido

“O celebrante faz a cerimônia de forma personalizada, de acordo com o perfil dos noivos, podendo dar a ela uma conotação religiosa, ou mais neutra, falando apenas de amor”, completa Ilana.

“É importante ter uma percepção sobre a história do casal. É essencial que a cerimônia tenha a cara dos noivos, deixando assim o rito mais leve e descontraído”, completa Ricardo.

celebrante de casamento
Ilana Reznik, celebrante da empresa Casamento Colorido

Características das cerimônias com celebrantes

“Hoje em dia, os casais estão mais em busca de uma cerimônia que celebre a sua história e o seu amor, do que propriamente, de uma autorização para se sentirem casados”, explica Ilana.

Um exemplo disto são pessoas que desejam se casar, mas já moram juntos ou até mesmo a falta de identificação dos noivos com ritos tradicionais. Tais circunstâncias podem ser características que fazem do celebrante a melhor opção.

Como personalizar a cerimônia?

“O que mais me alegra ouvir é: quero que você conte a nossa história”, revela Ilana. E este também é o maior desafio dos profissionais celebrantes.

Para trazer o significado da história de amor de um casal para um único dia são realizadas diversas reuniões de alinhamento e construção para que os profissionais e noivos possam se aproximar.

Os encontros com o profissional celebrante podem ocorrer em momentos e de maneiras diferentes, sendo realizados com o casal, com cada noivo (a) individualmente e até abranger conversas com alguns entes queridos para conseguir captar os sentimentos que envolvem as histórias.

celebrante de casamento
Celebrante Ricardo Rehder

Como escolher um celebrante?

“Essa escolha deve ser baseada na empatia com o celebrante, e os vídeos com o trabalho realizado pelo profissional são um bom termômetro para essa avaliação”, garante Ricardo. “Mas, acima de tudo, o casal deve se sentir acolhido”, finaliza.

Texto: Patrícia Milão

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários