3 Segredos dos especialistas para escolher o penteado de noiva

Uma das tarefas mais difíceis é escolher o penteado de noiva ideal. Veja algumas dicas infalíveis para não errar no Grande Dia!

Uma das tarefas mais difíceis é escolher o penteado de noiva ideal. Veja algumas dicas infalíveis para não errar no Grande Dia!

penteado para noiva com cabelo preso rabo de cavalo
Foto: Pinterest

Estar impecável no dia do casamento é o desejo de qualquer noiva. Além do vestido de casamento dos sonhos, é fundamental escolher com cuidado a make e o penteado para o grande dia. De acordo com especialistas, a opção ideal é aquela que está de acordo com o horário e proposta da cerimônia, além do vestido e formato do rosto da noiva.
“O casamento é uma ocasião super especial. Assim, muitas coisas devem ser levadas em consideração na hora de escolher o penteado da noiva como época do ano, clima, horário, local, cultura a família, proposta, entre muitos outros detalhes”, explica o visagista e hairstylist Robson Trindade, do salão Red Door.
penteado de noiva semi presoPenteado de noiva semi preso com flores penteado de noiva com cabelo solto penteado de noiva com cabelo preso e trança

Fotos: Pinterest

Veja também 

7 tendências de cabelo e maquiagem de noiva para 2017

Como escolher a maquiagem para noivas negras e morenas

5 dicas preciosas para fazer o vestido de noiva sob medida 

10 salões de beleza para noivas sofisticadas em São Paulo

17 estilos de penteados para casamento que suas madrinhas não irão se arrepender de usar

1. Estilo do vestido
Para não errar na escolha, o primeiro passo deve ser a busca pela harmonia do visual. Assim, se o modelo do vestido de noiva trouxer muitos detalhes com o pedrarias, rendas, decotes ou saias com muito volume o mais indicado é combinar com um penteado mais básico.

“O principal da noiva é evitar o exagero no look como um todo. Se o vestido, por si só, já chamar a atenção, oriento que a noiva use o cabelo preso em um coque ou rabo-de-cavalo, por exemplo. São penteados que combinam com os vestidos com mais detalhes e ainda ressaltam e evidenciam a beleza do rosto da noiva”, comenta Carmen, da Carmen Cabeleireiros.

penteado de noiva com cabelo preso
Foto: Pinterest

“É super importante ter essa atenção. Nada de escolher um vestido com decotes profundos na frente e nas costas e depois deixar os cabelos soltos! Essa escolha vai cobrir todos os detalhes dos decotes”, afirma Robson.

penteado de noiva com cabelo preso e trança
Foto: Pinterest

O penteado de noiva também deve, além de combinar com o vestido, ressaltar as características do rosto da noiva, evidenciando traços que já se destacam. Se a noiva possui as maçãs do rosto acentuadas, por exemplo, pode ser uma boa opção optar por penteado semi-preso, com mechas levemente soltas sobre o rosto.

2. Horário e estilo da cerimônia
Assim como o vestido, a escolha do penteado também deve ser orientada pelo horário da cerimônia. Casamentos em que a proposta é mais despojada, com a cerimônia realizada pela manhã ou à tarde permitem cabelos mais ousados, com variedade de estilos de penteados e acessórios. No entanto, os especialistas reforçam: nada de exageros. Se o casamento vai acontecer nos períodos da manhã ou à tarde, o ideal é evitar acessórios muito grandes ou com muito brilho. Escolher tiaras, penas e até flores mais delicadas são ótimas opções para dar charme e romantismo ao look da noiva. Já as tiaras, grampos, e demais acessórios com muitas pedrarias devem ser reservados para as cerimônias mais tradicionais e noturnas.

penteado semi preso de noiva
Foto: Pinterest
penteado de noiva com trança e flores
Foto: Pinterest

Para as noivas que não querem optar por um penteado mais elaborado, cabelos soltos estão permitidos. “Para evidenciar e emoldurar o rosto, o cabelo liso pode ser o recurso necessário. Para tanto, devemos observar outros detalhes como corte bem feito, cor e hidratação” comenta o visagista. “As texturas são bem-vindas. Os cabelos soltos também funcionam com tranças simples sobrepostas aos cabelos lisos e soltos e são mais indicados para ocasiões mais simples e informais. Também sempre recomendo em algumas situações que a cliente prenda o cabelos sem colocar produtos e depois da cerimônia religiosa solte o cabelo e deixe naturalmente”, diz.

Cabelo semi preso para noiva
Foto: Pinterest
Penteado de noiva com trança e flores
Foto: Pinterest

3. Formato do rosto
“Além desses detalhes, é importante verificar o formato do rosto da noiva. Para cada tipo, indicamos os melhores penteados. Que podem deixar algumas características mais evidentes ou esconder as indesejadas. Se a noiva tem o rosto mais arredondado, por exemplo, sempre indico um penteado com mechas soltas à frente e topete. É um modelo que alonga o rosto e deixa a noiva ainda mais elegante para o grande dia”, explica a cabeleireira Carmen.

Para cada formato de rosto, os especialistas indicam:

rosto ovalOval losango: penteados que trazem volume no topo da cabeça ou pouco abaixo. Coques laterais trabalhados com mechas ou tranças são ótimas opções.

rosto quadradoQuadrado: cabelos totalmente presos podem ser a escolha ideal para as noivas com formato quadrado de rosto. Uma boa opção é o coque na parte de trás da cabeça, evitando que o cabelo predomine ou cubra o rosto e evidenciando a maquiagem.

formato de rosto ovalRedondo: para este formato de rosto, a indicação é de penteados que deixem os cabelos caídos suavemente nas laterais do rosto com a intenção de diminuir as maçãs e alongar a face. Deixar um pequeno volume na parte superior e na lateral são ideais.

formato de rosto triangularTriângulo alto: optar por bastante volume na base do queixo, imaginando que o penteado esteja criando uma base para o rosto. Penteados semi-presos, com ondulações são ideais.
Triângulo baixo: penteados com volume na base do queixo e liso na parte superior; será o grande diferencial.

formato de rosto retangularRetângulo alto: este caso é a cliente que pode e deve usa franja e um pouco de volume nas laterais. Abusar nas tranças é uma excelente escolha.
Retângulo baixo: penteados com volume na parte superior com arranjos e grinalda, sem limite pra sonhar. Para elas, rabos-de-cabelo com topete e penteados semi-presos acompanhados de acessórios são ótimas opções.

penteado da noiva preso
Foto: Pinterest

Para as noivas de cabelos curtinhos, uma boa opção pode ser utilizar um acessório com uma parte do cabelo presa. O ideal é conversar com o cabeleireiro e decidir o melhor modelo de prendedor para usar.

penteado para cabelo curto noiva penteado para noiva com cabelo curto com flor penteado de noiva para cabelo curto

Fotos: Pinterest

Artigos Relacionados

Comentários

Day_dan2013@hotmail.com

por Day_dan2013@hotmail.com em

Achei super válida as dicas.
Porém sinto falta de penteados para quem tem o cabelo cacheado ou crespo. Seria muito legal dicas sobre como fazer esses penteados.