Dicas para escolher o sapato da noiva confortável e lindo

Se mal escolhido, o sapato ao invés de sonho pode virar um pesadelo para a noiva. Veja como optar pelo melhor modelo para cada segundo da festa com muita elegância e conforto.

3 Fotos

O sapato da noiva é um dos principais itens do checklist do casamento. Encontrar um modelo que alie beleza ao conforto e, ao mesmo tempo, combine com o resto do look pode não ser uma tarefa fácil.

A variedade de sapatos é grande e isso aumenta ainda mais as dúvidas da noiva. Mas, afinal, o que deve ser levado em conta ao escolher o modelo ideal?  Veja as dicas que reunimos para que você possa se sentir andando nas nuvens no dia mais importante da sua vida.

Sapato e acessórios Etiquette. Gostou? Entre em contato pelo nosso chat

Leia também:

Qual a diferença entre véu e mantilha?

Sapato de casamento: Como escolher o acessório perfeito

10 ideias para usar sapato da noiva colorido

O acessório ideal: véu, mantilha, grinalda ou voilette, como escolher?

Harmonize o sapato com o vestido de noiva

Apesar de parecer apenas mais um acessório, o sapato da noiva é muito importante para o grande dia. Essa etapa deve ser cuidadosamente planejada, pois é muito particular.

Alguns pontos que podem ajudar, além da harmonização do sapato com o vestido, maquiagem, acessórios e penteado da noiva, é pensar na altura dos noivos e no local/horário do casamento, verificando qual tipo de sapato é mais favorável para a ocasião.  Neste momento, a estética não deve ser o único guia da noiva: ela deve priorizar o conforto dos pés. 

Atente-se à altura do salto

Para que haja equilíbrio da altura do casal no altar, a estatura dos noivos deve ser levada em consideração na hora da escolha do salto do sapato. SeÉ importante a noiva ter várias opções nesse quesito.

Para ficar a comemoração inteira em cima do salto é necessário dedicar um tempo na escolha do sapato. Usando um tamanho confortável, a noiva pode não chegar na altura que queria, mas estará elegante a festa inteira.

Truques para garantir o conforto

O objetivo de curtir uma festa inteira (cerimônia, poses para fotos, cumprimentos e danças) exige sapatos confortáveis para ambos os noivos. Um erro muito comum é deixar para estrear o modelo escolhido no dia da festa.

A forma do sapato da noiva é única, enquanto que os pés possuem características próprias individuais. Recomendamos que a noiva use os sapatos uns dias antes, ao chegar em casa à noite, quando está com pezinhos um pouco inchados. Este procedimento dá um conforto especial no dia do evento.

Acessórios como palmilhas, protetores e calcanheiras também podem ser aliados nesse quesito.

Alguns materiais, como a pelica, couro fino usado na confecção de sapatos, costumam se adaptar aos pés.

Leia também:

21 ideias lindas de fotos das alianças do casamento

Frases para gravar nas alianças do casamento

Diferença entre anel de noivado e aliança

Porta alianças: como escolher o modelo ideal para o seu casamento

Como escolher sua aliança de casamento

Modelos

Os modelos bastante procurados são a meia pata e a plataforma, que apresentam estrutura mais confortável, e os sapatos forrados com cetim. As noivas clássicas continuam optando pelo scarpin, mesmo sem o conforto da meia pata.

Outra opção muito procurada pelas noivas é a tira Salomé. Juliana Bicudo explica que este modelo de tira, localizada no peito do pé, confere ao sapato um ar muito feminino.

O modelo também pode ser escolhido de acordo com o local do evento. Ambientes abertos como praia e campo, possuem piso mais irregular e pedem saltos mais grossos, como o trapézio.

Quanto aos acabamentos, há sapatos para todos os perfis de noiva: desde os mais simples, sem muitos detalhes, aos mais extravagantes, com materiais como renda, pérolas, glitter, aplicações e brilho.

Colorindo os pés

Sapato e acessórios Etiquette. Gostou? Entre em contato pelo nosso chat

Quando pensamos na cor do sapato, já não temos mais o branco como a única opção. Muitas noivas já optam por usar um modelo colorido no dia do casamento.

Uma forma interessante de escolher a cor correta é usar o tom de pele da noiva como guia. Segundo Juliana Bicudo, o modelo e a cor do sapato podem ser o ponto de partida para a escolha do vestido ideal. Para as noivas mais inseguras, ela indica provar o sapato junto com o vestido de noiva.

Os sapatos não precisam mais ser forrados com o tecido ou renda do vestido, nem precisam ser brancos ou off-white. Eles podem ser do tom da pele, ouro velho, prata velho, aveia, com aplicações de bordados, bicolores ou coloridos, porque não?.

Personalizados

Os sapatos artesanais e personalizados são opções para as noivas que desejam algo exclusivo.

São diversas etapas de criação e desenvolvimento para compor a confecção de um modelo original: estudos, esboços e desenhos; desenvolvimento e teste de peça piloto (protótipo); acertos de modelagem; escolha de acabamento e produção do modelo final aprovado para uso.

O processo completo pode demandar até 3 meses, ou seja, não conseguimos atender noivas que decidiram na última hora produzir um sapato exclusivo para o Grande Dia.

Cuidados

É interessante escolher o material e cor do sapato pensando no vestido. Materiais muito diferentes, podem tornar o look menos harmonioso. Se o vestido é bordado com strass, é melhor não misturar outro tipo de pedraria no sapato, como pérolas.

Ela também chama a atenção para os modelos antiderrapantes. Alguns são perigosos pois, ao brecar os passos, podem causar tombos. Opte por dar uma ligeira raspadinha na sola, apenas para não escorregar no carpete ou piso cerâmico.

Outra dica é verificar se o sapato não irá danificar ou interferir no caimento do vestido e, até mesmo, causar acidentes caso se enrosque no tecido.

Veja também:

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários